O Congresso Nacional de Informação Turística, criado em 2015 e já na sua 7ª edição regressou ao Alentejo. Desta vez, a edição compreendia apenas dois dias de congresso e o programa Pré-CNIT com visitas em Alcáçovas e Viana do Alentejo.
Disclamer: Faço parte da Comissão Organizadora do Congresso e sou responsável pela gestão do sítio web e pela publicação nas redes sociais do CNIT.
Foram 3 dias cheios de sol e algum frio e mesmo tendo em conta as restrições da pandemia, foi bom voltar a estar com os colegas e foi também uma óptima oportunidade para descobrir ou redescobrir alguns dos locais e foi importante também para reciclar algum conhecimento.
A grande surpresa do Pré-CNIT foi o Jardim das Conchinhas em Alcáçovas. O espaço é um belo exemplo da arte dos embrechados, decoração feita com cerca de 26 espécies de conchas, cerâmica e vidro.
No início da minha carreira como Guia-Intérprete visitei o Santuário da N. Senhora D’Aires em Viana do Alentejo com grupos de portugueses. Mas na altura o santuário estava muito mal tratado e foi bom ver a igreja restaurada e a Casa dos Milagres bem arranjada. Lembrava-me de um amontoado de objectos sem grande organização.
Outro regresso foi a visita ao Convento da N. S. da Conceição – julgo que desde os tempos do ISLA que não entrava no museu. E é realmente um museu que vale a pena visitar.
Ler mais sobre o Congresso e outras visitas do CNIT 2021 aqui.