COMCEPTCON 2022

No próximo sábado, dia 19 de Novembro, realiza-se em Leria a conferência anual organizada pela COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa. O evento acontece no auditório do Museu de Leiria, com entrada gratuita e os trabalhos iniciam-se às 10h da manhã.

COMCEPTCON 2022 – Realidade ou Ficção

Após dois anos de pausa devido à pandemia, o tema da conferência recupera o título da primeira conferência: Realidade ou Ficção Como Navegar Num Mar de Desinformação e propõe-se a fazer um balanço tanto da actividade da COMCEPT, como também uma reflexão sobre os desafios em torno da promoção e divulgação da ciência e literacia científica.

Este ano, o nosso programa conta com 4 oradores:

Ana Delicado (ICS – Universidade de Lisboa) Informação, desinformação, embustes e notícias falsas: o que aprendemos com o projeto CONCISE (e não só)

Paulo Pena (Investigate Europe) – Jornalismo, polarização e desinformação

Inês Narciso (Media Lab ISCTE-IUL) – Cinco lições sobre desinformação

Michael Marshall (Merseyside Skeptics Society) – Being Reasonable: the case for compassionate skepticism

Toda a informação sobre o evento de 2022 pode ser consultado no site da Conferência

Sobre a COMCEPTCON

A COMCEPTCON celebra 10 anos de existência, tendo surgido em 2012 no mesmo ano em que a COMCEPT – enquanto comunidade informal em torno do cepticismo e da divulgação – nasceu, fruto da teimosia da Diana Barbosa, do João Monteiro e de mim própria.

Convido-vos para uma viagem down the memory lane pelas anteriores sessões da COMCEPTCON e para verem que muitos dos temas abordados ao longo destes últimos 10 anos mantém-se bastante actuais.

COMCEPTCON 2012

A primeira COMCEPTCON ocorreu na Nazaré e tinha como título… Realidade ou Ficção. Estávamos em 2012 e nas redes sociais falava-se muito em fim do mundo. Foi esse o mote para a construção deste painel. Sim, obviamente falámos sobre o fim do Mundo, com a palestra do astrónomo Carlos F. Oliveira, mas também do mito em torno de Viriato com o arqueólogo João Pedro Tereso; e da pseudociência com David Marçal.

A COMCEPTCON 2012 foi também um óptima oportunidade para conhecer muitos daqueles que hoje compõem a Comunidade Céptica Portuguesa.

COMCEPTCON 2013

Ainda na Nazaré, a segunda edição da Conferência teve como mote: O Fantástico Mundo Q – da Química malvada à Quântica milagrosa. Como oradores, contámos com Paulo Ribeiro Claro com uma conversa em torno da quimofobia; com Manuel Rosa Martins que explicou o que é o Bosão de Higgs; e António Vaz Carneiro com uma palestra em torno da iliterarica científica em saúde.

COMCEPTCON 2014

Em 2014 a cidade do Porto acolheu a 3ª Conferência com o título: Terra – fogo – Água – Ar: Quatro elementos, quatro cientistas. O biólogo Hugo Oliveira explicou o que são os organismos geneticamente modificados; o astrónomo Pedro Russo falou-nos do sol e do seu impacto no planeta; a engenheira química Palmira Silva falou-nos da química (ou ausência dela) da homeopatia; e David Marçal sobre a ténue linha entre ciência e pseudociência.

COMCEPTCON 2015

Também no Porto a 4ª Conferência foi dedicada ao Negacionismo: quando os factos são rejeitados. A bióloga Xana Sá Pinto falou-nos de Evolução e da sua negação; o biólogo Carlos Teixeira abordou o negacionismo das alterações climáticas; o museólogo Hugo Miguel Vaz fez a desconstrução do negacionismo da Shoah; a médica Mónica Pina abordou o tema do movimento anti-vacinas; e o comunicador de ciência Ricardo Cardoso Reis tirou as dúvidas quanto à chegada do Homem à lua.

COMCEPTCON 2016

A 5ª conferência, ainda no Porto, foi totalmente dedicada ao cérebro: Esmiuçar o Cérebro. A médica psiquiatra Ana Matos Pires explicou o que é a neurodiversidade em humanos; a bióloga Diana Prata apresentou o estado da arte sobre – ou o que conhecemos sobre o cérebro; O biólogo Júlio Borlindo dos Santos falou sobre melhoramentos cognitivos; a neurocientista Maria Ribeiro abordou o tema da percepção humana; e o médico e biológo Miguel Remondes finalizou a sessão com uma palestra em torno da memória humana.

COMCEPTCON 2017

A 6ª edição da COMCEPTCON aconteceu pela primeira vez em Leiria com um tema adequado ao nosso imaginário em torno desta cidade: Era uma vez… estórias da História. Eu própria tive o prazer de apresentar uma comunicação em torno da reconstrução dos nossos monumentos; a historiadora Antónia de Oñate desfez os mitos em torno da Idade Média; o investigador Paulo Sousa Pinto abordou a glorificação em torno de personagens da Expansão Portuguesa; e na ausência do orador por motivos de doença, eu e o João Monteiro conversámos em torno do livro O Sol bailou ao meio-dia – A criação de Fátima de Luís Filipe Torgal.

COMCEPTCON 2018

A 7ª edição da conferência andou em torno da ideia de fronteira, os limites entre as várias ciências e campos do saber: Na Fronteira. João Faria iniciou as hostes com uma palestra em torno da descoberta de exoplanetas; Manuel Porcar falou das fronteiras entre a biologia e as máquinas; A palestra de Zita Martins incidiu sobre a definição de vida e quais as condições ideais para o desenvolvimento da vida fora do planeta terra; Arlindo Oliveira abordou o tema da inteligência artificial, desfazendo mitos e colocando desafios ao desenvolvimento de máquinas inteligentes; Para terminar, e porque o tema abriu o apetite, houve uma mesa “rectangular” sobre as fronteiras entre ciência e a ficção científica.

COMCEPTCON 2019

A última edição da conferência incluiu uma visita ao Vale do Lapedo e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho. A visita enquadrava-se perfeitamente no tema da conferência: Evolução: O ser humano na árvore da vida. Os trabalhos iniciaram-se com a Diana Barbosa a fazer uma visão geral sobre a evolução desde a proposta feita por Charles Darwin até à actualidade; Eugénia Cunha revelou-nos quais as últimas descobertas em torno da evolução humana: João Pedro Tereso apresentou novos dados sobre o impacto da espécie humana no ambiente através da arqueologia; Jorge Rocha demonstrou-nos que a história da nossa espécie é bastante diversa e interessante e que dificilmente cabe numa única classifição.